Resenha
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LETRAS
CLÁUDIA DANIELA FIGUEIRA MOTA
RESENHA
Santarém/Dezembro
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LETRAS
CLÁUDIA DANIELA FIGUEIRA MOTA
Resenha
Portuguesa
apresentada
II,
à
ministrada
disciplina pelo Literatura
Prof.Msc.
Zair
Henrique, como requisito para obtenção de nota parcial. SANTARÉM – PA
2013
A CRIAÇÃO DE UM NOVO MOVIMENTO ARTÍSTICO
SILVEIRA, Francisco Maciel. Preliminares. In: A Literatura
Portuguesa em Perspectiva: Romantismo/Realismo. São Paulo:
Atlas, 1994. V. 3, p. 70-75.
Cláudia Daniela Figueira mota1
O Realismo surgiu em meio a um contexto epistemológico que representavam atitudes realistas que tinham suas bases fixadas no chamado verismo e no naturismo. Esse movimento buscou apreender os mais fieis e concretos fatos visíveis da realidade que os cercava.
O movimento se tornou um projeto estético, que se embasava e se emanava de preceitos científicos e filosóficos, isto ocorre em meados do século XIX, período dos grandes avanços das ciências físicas e o nascimento da Sociologia.
O autor fala em sua obra que Cientismo foi à palavra chave da época, que a crença na ciência era o único método visto como capaz de desvendar o Universo e a realidade, simultaneamente surgiram teóricos que se baseavam nisso, Comte e Ernest escreveram livros sobre a Filosofia Positiva, e o Futuro da Ciência, eles acreditavam que o Cientismo era a única atitude possível para o desenvolvimento da humanidade.
Neste período percebe-se o avanço cientifico, e também começam a surgir várias outras obras que falam sobre Filosofia, Progresso, Economia, e com o avanço da medicina e da biologia são escritas obras capitalistas também como Origem das Espécies (1859), de
Charles Darwin.
Em toda a obra Francisco Silveira discorre como ocorreram as manifestações, como
surgiu,