Resenha
RESENHA
O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: FALARES E SABERES
Resenha apresentada à disciplina de Ação docente na Ed. Infantil: Organização Curricular, ministrada pela Profª Dra Marta Regina Brostolin, na Universidade Católica Dom Bosco, como exigência parcial de avaliação.
CAMPO GRANDE – MS
OUTUBRO/2012
O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ- ESCOLAS: FALARES E SABERES
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O coletivo infantil em creches e pré- escolas: falares e saberes. São Paulo. Cortez editora, 2007.
Ana Lúcia Goulart de Faria é formada em Pedagogia, doutora em educação infantil pela USP e é docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Seu livro reúne duas pesquisas brasileiras, sendo a primeira mexicana resaltando o gênero e brincadeiras na pré-escola e a segunda italiana que relata a construção do conceito de criança pelos modernistas. Sua obra está dividida em cinco capítulos, onde um deles é o relato de um professor italiano com a sua programação educacional para o ano letivo. O primeiro capítulo relata que é no início da vida que o ser humano começa a ter a relação de interatividade. A criança pequena começa a adquirir conhecimentos sociais sobre o meio e o mundo que a rodeia, é nesse momento em que ela necessitará do contato com outras crianças da mesma idade, para que os conhecimentos sejam trocados a partir do mesmo nível de desenvolvimento cognitivo. Os objetos usados no nosso dia a dia, como uma colher ou até mesmo um pote é que se aflora a imaginação da criança para o faz de conta. Essa criança repete e imita ações observadas em outras pessoas, podendo assemelhar-se as suas ações, como por exemplo, colocar uma boneca para dormir ou alimentá-la. Com relação à imitação, é porem neste momento em que criança identifica-se com o outro de idade semelhante, a autora cita que segundo Piaget, a interação entre crianças leva a superação do egocentrismo. No segundo