resenha
Resumo
Este trabalho objetiva esclarecer abordagens a respeito dos filósofos pré-socráticos, que a princípio foram nomeados desta maneira porque surgiram antes de Sócrates, porém, isto não é totalmente verídico. Na verdade, os pré-socráticos foram assim batizados, mas por sua forma de pensar do que pelo período histórico em que viveram. Embora seja verdade que a grande maioria dos filósofos pré-socráticos viveram antes de Sócrates, alguns deles foram contemporâneos a ele e alguns vieram após sua morte.
A diferença entre os pré-socráticos e os filósofos que viriam depois é o enfoque de sua filosofia, ou seja, os pré-socráticos se concentravam em explicar qual é a origem de todas as coisas, qual era o princípio explicativo e causador das mesmas. Esse princípio explicativo era o elemento primordial (arqhé). Pelo fato de sua filosofia se focar completamente na natureza, os pré-socráticos também eram chamados de naturalistas ou filósofos da natureza.
Palavra-Chave: Os Filósofos Pré-Socráticos
1. Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Assim são chamados, pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia. Muito pouco de suas obras está disponível, restando apenas fragmentos. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com livros completos é Platão, depois Aristóteles. São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza. Tinham preocupação cosmológica. A maior parte do que sabemos desses filósofos é encontrada na doxografia de Aristóteles, Platão, Simplício e na obra de Diógenes Laércio (século III d. C), Vida e obra dos filósofos ilustres. A partir do século VII a.C., há uma revolução