resenha
Disciplina: Assessoria de comunicação
Professor: Alexandre Castro
Exercício: Release elaborado da palestra que ocorreu no ultima dia 25 de Outubro na faculdade Ielusc em Joinville. A palestra trouxe alguns profissionais para abordar o tema: A representação da mulher na publicidade e no jornalismo.
Palestrantes: Nicole Kolross (Curitiba) Larissa Cabral (Florianópolis) Maira de Souza Nunes (Curitiba)
Debatedoras convidas do IELUSC:
Maria Elisa Máximo (Doutora em antropologia pela UFSC)
Patrícia Villar Branco (Graduada em publicidade e mestre em antropologia social pela UFPR)
Palestra sobre a representação da mulher na publicidade e no jornalismo prende a atenção de alunos e convidados no Ielusc.
A palestrante Nicole Kolross começa apresentando os seus estudos realizados em cima da revista capricho, que têm um público alvo de meninas de 13 a 16 anos. Ela explicou de uma maneira bem humorada, como era o ponto de vista das leitoras ao ver fotos de mulheres perfeitas e com medidas quase impossíveis de alcançar. Faz alguns questionamentos para as mulheres sobre até que ponto é válido correr atrás da beleza perfeita? Será que é legal e até que ponto se deve ir para conseguir esse estereótipo?
A historiadora Maira de Souza Nunes trouxe um resgate do feminismo dentro da história, e explicou como é esse resgate da mulher conservadora nas mídias atuais. Ela afirmou que as indústrias publicitárias definem o que se deve e o que não se deve fazer atualmente. Mostrou sua pesquisa em números de como as mulheres reagem a propagandas fantasiosas e em anúncios reais. “Infelizmente estamos voltando a um tempo conservador. Existem muitas propagandas machistas e usa muito a mulher como objeto de desejo para vender mais e mais produtos”, afirma Maira Nunes.
A terceira palestrante foi a Larissa Cabral, ela defendeu a necessidade de discutir uma comunicação mais alternativa. “O jornalista