Resenha
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resenha, do livro Sobre a Pedagogia de Immanuel Kant, tradução de Francisco Cock Fontanella, 2ª Ed. Piracicaba, Editora UNIMEP, 1999.
A Introdução do livro inicia-se com a definição que o homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado da infância e a disciplina na sua formação, os animais usam de suas forças com regularidade e não prejudicam a si mesmos. De fato eles precisam de nutrição e proteção de algum modo e não de cuidados, como o homem, pois através do cuidado que se deve ter com o ser humano exigem-se preocupações e cuidados pelo mesmo para que não se faça uso indevido de suas forças.
A disciplina transforma a animalidade em humanidade. O ser humano tem necessidade de sua própria razão. Cabe a ele formar por si mesmo o próprio jeito de sua conduta, mas torna-se necessário a presença de outra pessoa para instruir e o educar, já que o homem não consegue fazer isso por conta própria, ou seja, uma geração educa a outra. A educação molda o homem e por isso deve-se recorrer desde cedo à disciplina, a fim de que obedeçam as leis. Por essa razão não se deve exagerar no afeto materno para que não cresçam e encontrem obstáculos e golpes que possam o derrubar. Os jovens devem ter limites e regras para que aconteça nele a formação necessária para sua vida na terra, essa formação compreende a disciplina e a instrução. O homem deve educar com excelência, pois a falta de disciplina e instrução pode prejudicar o próximo educando. Os filhos seguem seus pais e os mesmos devem ser exemplo, de outro modo, a educação não se tornaria coerente, e uma geração poderia destruir tudo o que outra anterior tivesse edificado. Assim sendo, os pais não devem prepara seus filhos para o mundo presente, ainda que esse seja corrupto. Ao contrário deve-se dar uma educação melhor a fim de prepará-lo para o futuro. Entretanto o homem deve buscar ser disciplinado, culto, prudente e hábil,