Resenha
CURSO DE ARTES VISUAIS
BALTAZAR CADORIN
RESENHA SANTAELLA
CRICIÚMA 2013
Como o próprio titulo do capitulo do livro, Santaella debruça sobre os caminhos que se percorrem na busca de dar suporte e corpo e ao projeto pensado. Ela vai aos poucos juntando como um quebra cabeça os pequenos subtítulos a seguir numa teia de possibilidades e caminhos que devem se iniciar e ser vencidos, cada qual ao seu modo e particularidade. Nos desperta o interesse de pesquisar mais profundamente dando referência que sem a mesma somos frágeis a nossas ideias e perdidos num grande labirinto.
Toda a pesquisa começa; pela elaboração de seu projeto. Sem isso, a pesquisa já estaria comprometida de saída, pois seria o mesmo que fazer uma viagem sem conhecimento de seu caminho. O projeto funciona como uma visão antecipada, um planejamento dos passos que serão dados pela pesquisa. Sua elaboração em forma acabada não deve, contudo, ser intimidante a ponto de paralisar a flexibilidade do pesquisador para se adaptar a possíveis mudanças que podem surgir, e quase sempre surgem, no decorrer da execução da pesquisa.
Em síntese: da mesma forma de escrever, na pesquisa também a questão é começar. Bem inicia-la é certamente o desafio maior. Um desafio, no entanto, que, mesmo por isso, se faz necessário simplificar para poder enfrenta-lo. (OSÓRIO, 2001, p.96)
Previstas e respondidas todas as perguntas, o projeto possibilitará ao pesquisador “impor-se uma disciplina de trabalho não só na ordem dos procedimentos lógicos mas também em termos de organização do tempo, de sequência de roteiros e cumprimento de prazos"(SEVERINO,2000:159).
Felizmente o tema que escolhemos, ou pelos quais somos