resenha
PRO – REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COLEGIADO DE GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TORNO DO PARQUE MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE: DESAFIOS, PROBLEMAS AMBIENTAIS E POSSIBILIDADE DE SOLUÇÕES.
Autora: Tatiane Costa da Silva
Macapá –AP, dia 23 de agosto de 2013
OBJETIVO GERAL:
Compreender e analisar a relevância da Educação Ambiental para conservação da biodiversidade em torno da do Parque Montanhas do Tumucumaque.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Remontar o histórico das atividades realizadas em torno do Parque Montanhas do Tumucumaque, como uma possibilidade de promover medidas para banir os danos ambientais causados por ações antrópicas;
Verificar os desafios e os problemas ambientais que a gestão do Parque Montanhas do Tumucumaque defrontam, e, quais as ações educativas são tomadas para a conscientização da relação do homem com o meio; Despertar a preocupação individual e coletiva e, contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica no que tange as questões ambientais.
PROBLEMA
A temática ambiental está em bastante evidência nos dias de hoje, principalmente no Brasil em decorrência do evento RIO + 20, um dos mais importantes eventos ambientais do mundo, e a partir dessas discussões torna-se necessária a abordagem do estudo de politicas de Educação Ambiental, mas especificamente voltada a unidades de conservação. A ser pensada nessa prerrogativa da relevância de ser trabalhada em como as pessoas residentes do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, lidam com os recursos naturais tão ao seu alcance teoricamente, e como realizar o seu uso sem desperdício e sem prejudicar a sua biodiversidade.
JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa se justifica pela necessidade de se pensar em politicas de Educação Ambiental para informar as pessoas residentes de como a unidade de conservação pode ser uma