logistica
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
ACESSO AO PORTO DE SANTOS
São Bernardo do Campo
Abril, 2013
UNIVERSIDADE BANDEIRANTES / ANHANGUERA
Tecnólogo em Logística - 3º semestre.
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
ACESSO AO PORTO DE SANTOS
ATPS – Atividade Prática Supervisionada apresentada à disciplina de Logística Empresarial na Universidade Bandeirante/Anhanguera. Orientador: Profº. Marcos Villani – Graduação em Tecnólogo em Logística, Série 3º Semestre.
São Bernardo do Campo Abril, 2013
INTRODUÇÃO
Neste contexto a presente pesquisa mostra os principais problemas de infra-estrutura, falta de espaço para armazenagem, acesso ao porto, precariedade das ferrovias e a profundidade do calado.
,
PROBLEMAS DE PESQUISA
Atualmente, de acordo com Santos e Santos (2012) o porto de santos enfrenta problemas de infra-estrutura, administração e defasagem de equipamentos causando problemas de exportação e importação, o espaço de armazenagem de produtos, congestionamento nas vias de acesso, a baixa profundidade do calado impossibilita a atracação de super navios, sendo necessário as embarcações saírem com a metade da sua capacidade de carregamento e o mesmo acontece no caso de atracação. O descarregamento de containers também é um fator relevante, pois portos menores têm maior produtividade de descarregamento devido aos equipamentos adequados para este fim. A falta de alternativas de articulação (navio, caminhão e trem) afeta a velocidade do fluxo de mercadorias e encarecem os custos, com isto perde-se espaço na competividade internacional.
Conforme a pesquisa de Santos e Santos (2012)