Manifestações Artísticas
PROJETO DE PESQUISA
FORMAS / MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
- MÚSICA -
2013
A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura.
Além de tocar as pessoas, a música é uma fonte histórica inquestionável. Nas composições, estão registrados acontecimentos, movimentos políticos, situações econômicas, tendências comportamentais, ideologias e perspectivas de toda uma geração. Por esse motivo, os movimentos, os gêneros e os tipos musicais podem contar um pouco de nossa História e nos fazer refletir sobre a sociedade em que vivemos.
A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que sempre que uma nova sociedade nasce, com ela aparece um novo estilo de música.
É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada para manipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.
As músicas têm um poder especial de expressar o que somente as palavras não podem: as esperanças, medos, sonhos, amor, ódio, raiva, orgulho, aspirações e decepções. As canções abrangem a amplitude da experiência humana, elas estão mais aptas para se comunicar no tempo e espaço das crenças e ideias que pertencem a seus compositores, intérpretes e ouvintes.
O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear efeitos emocionais numa pessoa. Tristeza, alegria, nostalgia, raiva, muitos são os sentimentos que veem aos ouvintes da música. Estes sentimentos, quando contidos em várias pessoas, podem gerar movimentos sociais. Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este, o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade.
Assim, ela é um potente portador de ideias culturais, atitudes