Historia da Marca Gilette
É mais ou menos conhecida a história da Gillete. Em 1895, nos Estados Unidos, King Camp Gillette inventou o sistema chamado safety razor, barbeador seguro, substituindo com inúmeras vantagens, práticas e económicas, a tradicional e perigosa navalha por uma máquina de encaixe, protegendo a lámina e expondo ligeiramente apenas as duas faces de corte. A ideia principal do invento era criar um sistema económico de láminas descartáveis, pelo que interessava criar láminas baratas mas eficientes e de certa forma duráveis para diversos cortes.
No seguimento desta simples mas fantástica invenção e depois de ultrapassados os problemas técnicos com a produção de uma lámina eficaz, o que foi conseguido com a ajuda de William Nickerson, um reputado engenheiro mecânico, em 1901 foi fundada no Massachusetts, na cidade de Boston, a empresa Gillette Safety Razor Company.
Passados dois anos foram comercializados as primeiras máquinas, ao preço de 5 dólares e as primeiras lâminas, com o custo de 1 dólar por um pacote contendo 20 peças.
O sitema foi patenteado a favor do inventor em 1904.
A partir daí o sucesso estava grantido e a empresa não parou de crescer e inovar, adaptando-se aos avanços tecnológicos e às características do mercado local e mundial, expandindo-se por vários países. Pelo meio desempenhou também o papel importante na mudança de mentalidade e de hábitos de forma a tornar o acto de barbear num simples e prático gesto quotidiano. Nesta política ficou célebre a campanha de oferta de conjuntos de barbear aos soldados americanos em serviço na II Guerra Mundial.
Atrás falávamos da utilização do sistema por muitas mulheres. Pois bem, a Gillette também pensou nisso e no início dos anos 50 lançou um sistema adaptado, o GILLETTE Milady Décolletée, e nos anos 90 o Sensor for