Trabalhos
O marketing está em toda parte, em roupas que vestimos, sites que visitamos, anúncios que vimos ou outdoor enquanto estamos no transito.
Muitos empreendedores tocam seus negócios guiados por pura intuição, sem aprofundamento específico nos assuntos relativos à gestão empresarial. O conceito de marketing é um dos temas que confundem micro e pequenos empresários, já que o conceito está popularmente relacionado somente com a propaganda. Mas, na verdade, o plano de marketing faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra a relação entre o produto e o mercado, com o objetivo de definir as estratégias do negócio.
Os 4 Ps
Um plano de marketing, no entanto, é fundamental para o sucesso da empresa, pois é a partir dele que serão desenvolvidas as ações que irão garantir o volume de vendas ou fidelizar os clientes. Ele é um guia para a empresa saber exatamente o que fazer para conquistar o mercado onde escolheu atuar, e deve ser desenvolvido a partir dos 4 Ps do marketing: produto, preço, promoção e ponto de venda.
Nele, devem constar os objetivos, metas e estratégias a serem adotadas com relação a esses quatro pontos. Definição do preço, escolha do produto, promoção deste produto ou serviço, cuidados com o ponto comercial, tudo isso é parte do plano de marketing.
Em outras palavras, quando se faz um plano de marketing, se está elaborando uma estratégia para conquistar o mercado, e que deve envolver os 4 Ps citados acima.
O Sebrae tem muito material sobre o assunto à disposição dos empreendedores. No artigo A importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa, por exemplo, consultores descrevem sub-planos que devem fazer parte do plano de marketing com esta “fórmula”:
Plano de marketing = Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising
O primeiro passo é a coleta de informações. Para elaborar um plano eficiente, o empreendedor deve se preocupar em conseguir informações de