AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS E O MEIO AMBIENTE.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TERRITÓRIO URBANIZADO
PROFESSORA: Ms ANA ZÉLIA MARIA MOREIRA
AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS E O MEIO AMBIENTE.
ALUNA: SANDRA TAVARES DE FRANÇA BORGES
NATAL/2013
INTRODUÇÃO A disciplina Educação Patrimonial em Território Urbanizado, traz um enfoque bastante interessante no que se diz respeito ao patrimônio cultural, pois ess, está inserido em nossas raízes, tornando-se parte do nosso existir, influenciando a nossa forma de pensar, de viver, de agir e de tomar decisões. Culturalmente sofremos a influência de nossos ancestrais, seja para o bom, seja para o ruim. A nossa cultura brasileira é, ao nosso ver, uma das culturas mais equilibradas, sob o prisma do humano, pois não temos certos hábitos como é o de países como a Índia que retira de forma desumana o hímen da adolescente, e em alguns outros lugares do mundo colocam argolas para esticar o pescoço das moças e etc.
Parece que nós brasileiros somos um pouco mais civilizados, já nos livramos do espartilho, porém, se não praticamos algumas aberrações, por outro lado, não temos a cultura de cuidar da nossa alimentação e da nossa terra, trazendo prejuízos para a nossa saúde e para a saúde do meio ambiente.
AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS E O MEIO AMBIENTE. Sabemos que o conceito de Patrimônio Cultural abrange: os costumes, o folclore, a linguagem, a música e a literatura de um povo; e está garantida pela Lei nº 25, de 30 de Novembro de 1937. O Brasil, assim como também outros países, tem suas tradições e culturas inerentes e peculiar a cada um deles. Para nós brasileiros, o leque de tradições é vasto, devido também ser imenso o nosso território nacional. Algumas culturas são regionalizadas, porém outras perpassam os estados de nosso país. A exemplo, temos as Festividades Juninas, o Carnaval e as festividades de final de ano: Natal e Ano Novo.
As