Tecnologo
5.1 INTRODUÇÃO
Os minerais de argila quando presentes nos solos finos, este pode ser remoldado na presença de alguma umidade sem esfarelar. Essa natureza coesiva é causada pela água adsorvida que circunda as partículas de argila. Atterberg, cientista sueco, no século XX desenvolveu um método para descrever a consistência de solos com grãos finos e teor de umidade variável.
Os solos podem apresentar diferentes tipos de consistência a depender da quantidade de água que possuam. Essa consistência pode ser sólida, semissólida, plástica ou a de um fluido denso.
Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência. Estes limites são determinados empiricamente e são utilizados nos diversos sistemas de classificação do solo e refletem uma série de propriedades dos solos finos, como tipo do argilo-mineral, sua atividade, estrutura, superfície específica, etc.
O teor de umidade, em porcentagem, que separa o estado plástico do estado líquido é chamado de limite de liquidez (WL). É o valor de umidade abaixo do qual o solo tem comportamento plástico.
A umidade que delimita o estado semissólido do plástico é conhecido como limite de plasticidade (Wp). Abaixo desse valor o solo começará a fissurar ao tentar ser moldado.
5.2 Limite de Liquidez (LL) (NBR 6459)
O limite de liquidez é determinado pelo aparelho de Casagrande, Figura 5.1. A concha pode ser golpeada sobre a base por um excêntrico operado por uma manivela. Para fazer o ensaio de limite de liquidez, deve-se colocar uma pasta de solo na concha operada. Então, um sulco é aberto no centro da amostra de solo com a ferramenta- padrão. Com o uso do excêntrico operado pela manivela, a concha é levantada e cai de uma altura de 10 mm. O teor de umidade necessário para fechar uma distância de 12,7 mm ao longo da parte inferior do sulco, Figura 5.2, após 25 golpes é definido como limite de liquidez.
Figura 5.1 Aparelho