Resenha
A Questão do Método e a
Crítica do Conhecimento
Eliseu Savério Sposito
SPÓSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo, Ed. UNESP – 2004 (cap. 1)
Eliseu Savério Sposito é graduado em geografia pela Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Presidente Prudente (1974), possui Mestrado e Doutorado em Geografia (humana) pela Universidade de São Paulo(1983 e 1990) respectivamente. E em 2004 publicou o livro Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico.
Neste capitulo, o autor propõe a aplicação do ensino do pensamento geográfico relacionando-o numa dimensão filosófica aproximando a Geografia da Filosofia através da estrutura de três métodos: hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico-hermeneutico.
O método hipotético-dedutivo tem suas raízes no pensamento de René Descartes (1596-1650), baseado no rigor matemático e na razão, é aquele que se constrói a partir dos quais os resultados podem ser deduzidos, e por sua vez, podem ser passiveis de refutação.
Citado em (Sposito, 1999), o método dialético é aquele que “procede pela refutação das opiniões do senso comum, sendo assim o pensamento que é elaborado, vai ser confrontado com um novo pensamento e a tensão entre negação e afirmação leva necessariamente a uma nova posição superior as duas. Essa tríade foi chamada por Hegel de tese, antítese e síntese.
Sobre as definições do método hermenêutico Lencione(1999,p.150-1) afirma que a fenomenologia consiste num método e numa forma de pensar pois a percepção advindas das experiências vividas é considerada etapa metodológica importante e fundamental por se tratar de um método que consiste em descrever o fenômeno, isto é, aquilo que se da imediatamente.
Para Popper a indução é fundamental para a racionalização das idéias novas, pontuando entre outros o teste de