Desafio de literatura
Centro de Educação a Distância
RELATÓRIO DE LITERATURA
Juazeiro – Ba.
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade a arte está presente na nossa história, como forma de comunicação, para documentar o estado presente, lutar contra as desigualdades ou simplesmente para expressar o que nos vai no intimo.
A literatura, por ser uma forma de arte, vem ao longa da história se transformando, ela assumiu características diversas a depender de seu período social, conflitos históricos ou aspectos pessoais a cada autor. Em diversas situações deixou de ser uma mera forma de distração para atender as necessidades das classes dominantes assumindo a postura de máquina ideológica capaz de arrastar as massas.
Neste relatório tentamos mostrar um pouco do vasto mundo literário que iniciado em outrora, com seus autores e suas obras deslumbrantes, influenciam ainda hoje as nossas atividades culturais, afinal o ser humano tende a buscar no seu passado as experiências necessárias para as atitudes futuras.
1- Romantismo
Escola literária nascida nos países da Alemanha e Inglaterra, que avançando por toda Europa chegou ao Brasil em meados de 1836 com a obra “Suspiros e Saudades” do poeta Gonçalves de Magalhães. Caracterizando-se como uma espécie de repúdio às ideologias pregadas pela era Clássica, o movimento romântico cultua o amor com base na irracionalidade, o individualismo e o subjetivismo em detrimento às regras fixas proferidas pelo Classicismo. Teve como pano de fundo as Revoluções Francesa e Industrial, que proporcionaram um novo cenário social com inventos tecnológicos que fariam surgir a classe operária, o que provocou a concentração de riqueza nas mãos da burguesia. O Romantismo então “exala” um descontentamento pela evidente desigualdade social, um inconformismo, um desejo de solidão, anseios de justiça e, sobretudo a busca pela liberdade. No Brasil o