UM ESTUDO DA FIDELIDADE NA PERCEPÇÃO DE HETEROSSEXUAIS E HOMOSSEXUAIS
CAMPUS SÃO PAULO
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
UM ESTUDO DA FIDELIDADE NA PERCEPÇÃO DE INDIVIDUOS HOMOSSEXUAIS
ALINE ANDRADE DOS SANTOS
RENATA NOELY REIS SILVA
SÃO PAULO – SP
2012
UM ESTUDO DA FIDELIDADE NA PERCEPÇÃO DE HETEROSSEXUAIS E HOMOSSEXUAIS
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Pesquisa em Psicologia II do curso de Psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus São Paulo, sob a orientação do Prof. Eliezer Gums.
SÃO PAULO - SP
2012
“A fidelidade não é um compromisso com o outro, mas sim, com o seu próprio sentimento.”
Provérbio Indiano
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Justificativas do Tema O crescimento da população homossexual nos últimos anos está associado à criação de tabus quantos a sua forma de viver e relacionar. Como estudantes de psicologia, surge a curiosidade em conhecer o estilo de vida homossexual e averiguar se há veracidade nos tabus relacionados à percepção homossexual da fidelidade. Socialmente pretendemos aprender mais do estilo de vida dos homossexuais, partindo do pressuposto de que, quando se conhece a opinião de um grupo distinto, o conhecimento proporciona a oportunidade de um melhor convívio social.
Para a psicologia clinica na relação paciente-terapeuta é necessário que o profissional saiba lidar a problemática tal qual ela é, respeitando as percepções do paciente, por isso é importante conhecer os diferentes grupos. Levando em consideração o crescimento do homossexualismo e os conflitos relacionados à opção sexual e a sociedade, os psicólogos e terapeutas precisam estar preparados para atender este grupo.
Hipótese: A percepção da fidelidade entre o grupo