Resenha
História e Conceitos Básicos Sobre Racismo
Reflexão Bibliográfica
Resumo
O racismo e a ignorância sempre caminharam juntos. Não existe nenhum preconceito racial que consiga resistir ao conhecimento e ao estudo, não só neste, mais como em qualquer outro assunto, o saber é a melhor forma de interpretar esses assuntos.
Hoje em dia o povo brasileiro deve muito, graças aos esforços realizados nos últimos anos, já estão próximo de ter todas as crianças matriculadas em escolas.
Isto é imprescindível para que o Brasil seja um país mais justo, mais não sendo suficiente. Que o estudo sirva para abrir a mente das pessoas, que respeitem as diferentes culturas, raças e tantas outras coisas, e que ajude a fortalecer em todo brasileiro o ideal de igualdade e de oportunidade.
A superação do racismo que ainda persiste em nossa sociedade, só terá como acabar com estudos e com a mente aberta para tudo, pois o povo que foi escravizado nos deixaram muitas heranças.
O que vemos nos dias de hoje é que ainda há muito preconceito nas escolas, com afro-descendentes, podemos ver que nos livros de história falam muito pouco sobre o povo afro-descendente, sobre suas histórias passadas e culturas, apagadas pelo sistema educativo que foi baseado num modelo europo-cêntrico. Como escreveu o historiador Joseph Kizerbo “Um povo sem história, é como um indivíduo sem memória, um eterno errante”.
O interesse de aprender as histórias e antepassados de afro-descendentes não se submete só aos negros, e sim a toda a população, porque recebemos uma educação recheada de preconceito.
Quantas vezes nós já ouvimos pessoas pronunciarem a seguinte frase “As atitudes preconceituosas só existem na cabeça das pessoas ignorantes”, como se bastasse apenas frequentar uma universidade.
Como humanos devíamos saber que apesar da lógica e da razão ser importantes nos processos formativos e informativos, ela não modifica por si só