RESENHA
Curso: Licenciatura Matemática
Resenha do filme; “O Nome da Rosa”
O filme conta a estória de um monge franciscano Willian e seu noviço Adson, que chegam em um mosteiro anglicano, para tratar de assuntos religiosos e se deparam com um intrigante mistério envolvendo o assassinato de um monge e ao investigar se depararam com uma serie de assassinatos que acreditavam os anglicanos se tratar de obra demoníaca, porém os franciscanos usavam a razão para desvenda-los.
Após muitas averiguações e indícios Willian chegou à conclusão que todo o mistério envolvia um livro de Aristóteles, livro este que era proibido pelo mosteiro assim como várias obras de grandes autores eram consideradas obras hereges, mas este livro em especial se tratava de uma comédia que brincava com o poder da igreja e os monges tinham o riso como algo que os faria perder o temor de Deus. Tinham o habito de molhar as pontas dos dedos com saliva e assim ir paginando o livro estando o livro com as pontas envenenadas todo o monge que lia o livro acabava envenenado e morria.
Esta obra nos mostra a riqueza da biblioteca e como eram desprezados livros que ajudaram e que poderiam ter ajudado toda a humanidade e por questões religiosas e politicas muitos foram destruídos.
A pobreza faz contraste com a riqueza do clero, a igreja católica extremamente poderosa a ponto de intimidar até os imperadores da época, enquanto os miseráveis sofrem comendo como porcos que se fartam de restos de comida e ainda aguentando a imposição da Santa Inquisição.
*****************************************************************************