Resenha
(Resenha do trecho da obra de DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez)
Este texto nos proporciona uma reflexão sobre o futuro da educação para o próximo século. Fala que a educação deve transmitir cada vez mais saberes e saber ao indivíduo para que possa viver socialmente e sobreviver, conforme diz o texto (pág. 89)- “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele".
O individuo não precisa acumular uma determinada quantidade de conhecimentos no princípio da vida é necessário aproveitar e explorar ao longo da vida, todas as oportunidades de atualizar, aprofundar e enriquecer os conhecimentos adquiridos e de se adaptar a um mundo repleto de mudanças.
Para isso é necessário que a educação se organize em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros; aprender a ser. As quatro vias do saber constituem-se apenas uma, devendo haver sempre trocas e informações entre elas.
Aprender a conhecer
O conhecimento é um processo de construção e reconstrução interior, está na mente do indivíduo. A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende. Não há aprendizagem sem que o aprendiz seja o sujeito ativo do processo, e a aprendizagem será tanto maior e melhor quanto mais ativo ele for.
Segundo o autor (pág. 91), “o aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir.” A busca de conhecimento deve ser estendida ao longo da vida, pois o processo de aprendizagem nunca está acabado e a busca por