Resenha
A pesquisa qualitativa envolve o estudo do uso e a coleta de uma variedade de matérias empírica – estudos de casos, experiência pessoal; introspecção historia de vida; entrevista; artefatos; textos e produções culturais; textos observatórios, históricos, interativos e visuais – que descrevem momentos e significados rotineiros e problemáticos na vida dos indivíduos. Portanto, os pesquisadores dessa área utilizam uma ampla variedade de praticas interpretativas interligados, na esperança de sempre conseguirem compreender melhor o assunto que está ao seu alcance.
As resistências em termos acadêmicos e disciplinares à pesquisa qualitativa ilustram a política implantada nesse campo de discurso. São muitos os desafios à pesquisas qualitativa. Os pesquisadores qualitativos são denominados jornalistas ou cientistas da áreas das solf sciences. Seu trabalho é considerado não- cientifico, ou apenas exploratórios, ou subjetivo. É chamado de critica, e não de teoria, ou é interpretado politicamente como uma versão disfarçada do marxismo ou do humanismo secular.
Os realistas e os pós- realistas dentro da tradição da pesquisa qualitativa interpretativa criticam os pós- estruturalistas por terem seguido a reviravolta narrativa, textual. Esses críticos sustentam que esse tipo de trabalho é incapaz de enxergar a sua volta, gerando as condições “ para um diálogo de surdos entre esse mesmo trabalho e a comunidade.
Ao longo da história d pesquisa