Resenha
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção Primeiros Passos). p.167. Cláudia Alessandra
Carlos Rodrigues Brandão
Essa obra retrata a educação, onde o autor, através de fatos históricos, opiniões de estudiosos da área de sociologia e antropologia, aponta o seu processo e sua finalidade dentro das sociedades. A obra contém 9 capítulos: Educação? Educações: aprender com o índio; Quando a escola é a aldeia; Então surge a escola; Pedagogos, mestre – escola e sofistas; A educação que Roma fez, e o que ela ensina; Educação: isto e aquilo, e o contrário de tudo; Pessoas versus sociedade: um dilema que oculta outros; Sociedade contra Estado: classe e educação e A esperança na educação. Apresenta no fim da obra, indicações de leitura para aqueles que se interessa em aprofundar o assunto.
No primeiro capítulo do livro o autor aborda como a educação é eficiente entre as sociedades, pois sua educação se faz presente pelas relações interpessoais; família, clã, comunidade. O saber é passado através dos recursos que têm, sendo realizado a qualquer hora e em qualquer tempo.
O autor ressalta no segundo capítulo, que a educação não depende de uma escola formal, pois os índios repassam sua cultura e saber através de situações que eles criam para sua aprendizagem onde todos são responsáveis por ela, não havendo apenas um detentor do saber como acontece nas escolas.
Quando o saber se torna o poder de domínio sobre todos, o autor explica, no terceiro capítulo, que isso acontece devido à divisão que há entre o poder (produz a ordem) e o trabalho (produz os bens). Isso cria as categorias dos diferentes saberes e surge a escola.
Voltando nos séculos para dar prosseguimento á sua temática, o autor fala da educação e seu processo na idade antiga em seu quarto capítulo. Fala da Paidéia grega, que era o ideal de educação da época, voltada para a formação do homem perfeito em todos os seus primos para servir á sociedade