Qualidade : a busca da excelência
Contexto do surgimento e importância da gestão pela qualidade total
Durante a década de 50, em plena expansão industrial, as organizações adotavam uma filosofia que refletia pouca preocupação com os clientes que porventura estivesse consumindo seus produtos. Isto era algo extremamente natural, pois, naquela época a variedade de produtos á disposição dos consumidores era pequena. Por conseqüência, imperava no meio empresarial a certeza de que, na falta de concorrentes, os consumidores procurariam as organizações que ofereciam os produtos, sem fazer maiores considerações a respeito da qualidade dos mesmos.
Entretanto, cada vez mais, organizações surgiam e passavam a disponibilizar produtos iguais aos oferecidos pelas já existentes, introduzindo, por vezes, até alguns elementos distintos e melhores. Nascia dessa forma, uma concorrência acirrada, na medida em que finalmente despontavam no mercado organizações preocupadas e capazes de investir em algo no qual não se prestava atenção antes: os clientes.
A certificação da qualidade é importante, pois, além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta à produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilitando ainda fáceis acessos a novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
O que significa gestão pela qualidade total?
Qualidade total, resumidamente, é a filosofia que coloca a qualidade como principal estratégia da organização, disseminando-a por todos os seus componentes, em todos os processos, fazendo certo da primeira vez sempre, com fins de agradar clientes cada vez mais conscientes das facilidades de consumo e variedades de organizações a lhes oferecer produtos.
Gestão pela qualidade total