Resenha
LIVRO: WEBER SOCIOLOGIA
CAP: IV
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Weber considerado um dos fundadores da sociologia e um grande estudioso na área da cultura e religião, por isso foi um grande mestre por onde passou e aplicou suas especialidades disciplinares. Weber foi diferente de Marx outro sociólogo que tinha a idéia de que para a pessoa sobreviver deveria ter um trabalho a fim de realizar suas necessidades. Para Weber com os passar dos anos, entendeu que a religião, economia e sociedade já poderiam esta se tornado uma dependente da outra denominado ‘’independente’’.
Foram citados alguns estudos de Max Weber quando as denominações existentes que foram elas: A Dominação legal, Dominação Tradicional e a Dominação Carismática.
Na Dominação legal
Havia uma base onde existia um estatuto que criava e alterava leis. A Dominação legal foi uma grande realidade denominada burocracia. Conforme o estudo do individuo seu nível de ordenar era maior aos demais que tinham que obedecer, porém havia a lei da instituição que quem manda também deve obedecer. O fato é que a burocracia é quase que essencial para se enquadrar ao empregador. Para Weber o dever da obediência estava na hierarquia de cargos com subordinação dos inferiores aos superiores no qual é sustentada por regras claras. São exemplos de dominação legal o estado, município,uma empresa ,associação ou qualquer união gerenciáveis ou operacional. A dominação legal domina tanto o dominado quanto ao dominante sobre um mesmo estatuto a fim de evitar abuso de poderes. Weber fez uma analogia de como o Estado Moderno e a burocracia; e do moderno capitalismo de fato que a burocracia também não poderia ficar de fora que foi vista a partir dos olhos de Max.
A Dominação Tradicional
Era o tipo onde a fé da ‘’crença’’; e as ordens dos senhores feudais tinham que ser respeitadas, suas administrações eram governadas pelos