Resenha
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
BRUNO PEREIRA DE SANTANA
PRISCILA LIZANDRA C. CARNEIRO
RESENHA
FEIRA DE SANTANA/BA
2013
BRUNO PEREIRA DE SANTANA
PRISCILA LIZANDRA C. CARNEIRO
RESENHA
A publicidade, os tabus e a censura: o caso do comercial “Avó”, das Havaianas.
Trabalho solicitado pela professora Viviane, como requisito parcial da disciplina Metodologia Científica, curso de Publicidade e Propaganda da UNEF.
FEIRA DE SANTANA/BA
2013
RESENHA
TODESCHINI, P. F.; OLIVEIRA-CRUZ, M. C. F. de. A publicidade, os tabus e a censura: o caso do comercial “Avó”, das Havaianas. Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade Federal de Santa Maria. RS: Santa Maria, 2010.
O artigo de Todeschini e Oliveira-Cruz (2010) se propõe a analisar o modo como os valores idade, gênero e sexo permeiam a sociedade como tabus, e levam à censura da publicidade, levando em consideração o caso do comercial “Avó” das Havaianas. À medida que o tempo vai passando, a sociedade vai modificando seus hábitos, valores e culturas, assim estabelecendo padrões. Por mais que uma sociedade evolua, os tabus são mantidos e há restrições em se falar deles, podendo causar constrangimentos no público e podendo levar à censura. A publicidade e a sociedade tem uma relação de causa e efeito. Todo ser humano é dotado de necessidades, como, alimentação, vestimenta, abrigo, saúde, amizade, amor, sendo que, para satisfazer essas necessidades se faz necessário o consumo de bens e produtos. Segundo Vestergaar e Schorder (2004), citados no artigo, os objetos que usamos e os produtos que consumimos passam a ser veículo de informação sobre o tipo de pessoas que somos ou gostaríamos de ser. Assim, a publicidade reforça o sentido, em que determinado produto ou bem