Resenha : O que é educação? - Coleção primeiros Passos
“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social [...]”.
Émile Durkheim
Esta citação presente no livro traduz bem a mensagem transmitida na obra de Carlos Rodrigues Brandão “O que é educação”. Em todo o livro, o fato de a educação ser uma ferramenta utilizada para preparar o homem para a vida na sociedade em que vive é reforçada inúmeras vezes - até mais do que o necessário, diga-se de passagem-, através de citações, retrospectos do desenvolvimento da educação em diversas civilizações e comparações de métodos educativos de variadas partes e períodos do mundo.
Primeiramente, o autor deixa claro que de um modo ou de outro, ao decorrer da vida, nos deparamos com a educação, e então é apresentada a carta antiga que os Índios das Seis Nações enviaram aos governantes da Virgínia - EUA, como resposta a proposta de os índios enviarem alguns jovens para serem educados por eles. No documento, há um trecho interessante onde em poucas palavras os índios expõe de maneira excelente o fato de a educação não ser algo universal, e que as concepções a respeito dela variam e uma sociedade para outra. Ora, ela é um mecanismo que visa adaptar o indivíduo na realidade da sociedade em que vive, e como o mundo não é uma nação só, porém subdividido em países distintos entre si em incontáveis aspectos, tanto culturais, sociais e naturais, não há como universalizar as técnicas educacionais. Os índios deixam isso bem claro na carta, e de maneira sarcástica a meu ver, convidam os nobres da Virgínia a enviarem os seus jovens para as aldeias.
Num outro trecho, o autor escreve sobre os antropólogos que no início do século XX saíram estudando as tribos, e descreveram processos de troca de saberes, mas poucos deles os denominaram educação. O que se observa em tribos é o saber fluindo, a educação sendo trabalhada por todos, e as crianças atentas,