Resenha do texto: uma esperança na educação.
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
PROFESSORA: Katiúscya Marques
ACADÊMICO: Helcimar da Silva Nunes
RESENHA: A Esperança na Educação.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção primeiros passos; 20).
Falar da educação é muito delicado, sobretudo quando se refere a criticar o “sistema” montado em torno dela. Falar da desigualdade nessa metodologia, que inclui uns poucos privilegiados e exclui uma considerável porcentagem de cidadãos, fere o verdadeiro motivo e/ou simplesmente mancha a essência da educação.
Contudo, poder observar tais contrastes, nos impulsiona a buscar mais intensamente maneira de tentar estendê-la a um número mais expressivo de pessoas e difundi-lo entre grupos menos favorecidos.
O texto do autor Carlos Rodrigues Brandão, de certa forma condena a maneira como a educação sistematizada exclui e inclui sob os véus da política e dos abastados. Mas vale salientar que nos dias atuais, muitos dos excluídos estão se tornando verdadeiros “precursores” de uma educação balanceada que chega ao seio das sociedades como um todo. É óbvio que em alguns casos, os interlocutores, devido, à forma como fora criados, não a receberem de maneira adequada, porém, a Esperança é uma palavra que grita e faz nascer no coração do homem um desejo novo de ser igual. Com uma educação que chega à todas as escolas e que se “alastra” por todos os lugares é possível sim formar intelectuais em todas as classes sociais; é possível sim ver o filho do lavrador, tornar-se doutor e tantos casos mais.
Aí, vemos, pois que Educação não é um carro de luxo, nem roupas de grifs e/ou demais futilidades que poucos têm acesso; logo não se pode prendê-la e entregá-la à que se quer; ela está além de tudo isso. É livre sim. Transpõe as barreiras sociais e está ao alcance de