Resenha: O que faz do Brasil, brasil - Roberto Da Matta
Resenha : O que faz o brasil, Brasil? Roberto daMatta
No livro de Roberto Damatta, capitulo 2, comparando rua e casa falando do ciclo vicioso que cumprimos diariamente não havendo diferença entre o tipo de trabalho que se executa ou a vida pessoal e familiar que se leva, cumprimos as mesmas tarefas diárias criando uma rotina que em dado momento nos engole e nos leva a rua. E mesmo sendo escrito em 1986 a obra nos mostra que não aconteceram “grandes mudanças” entre o brasileiro de ontem e o de hoje, exceto é claro, na parte das relações familiares onde fica cada vez maior o distanciamento entre os “moradores”, por que estão longe de serem denominados familiares a troca de informações, o contato, o toque e o dialogo estão cada vez mais raros, os filhos chegam em casa, esquentam o seu prato de comida o levam para o seu quarto, ligam o seu computador, a sua televisão enfim quase tudo é individualizado criando uma atmosfera solitária e egoísta.
No capitulo 3, deixa claro o preconceito racial e o próprio “racismo a brasileira” por que o próprio brasileiro “branco” é preconceituoso onde tem uma visual bem definida do diferente, no caso, o preto, pobre e sem estudo é um promissor bandido, porém o mesmo marginalizado , aceita e vive essa realidade tomando para sí o sentimento de injustiçado e vitima de um pais que ele acha sem oportunidade. Seria demagogia dizer que não faltam oportunidades, sim faltam, mas também falta a vontade de mudar, de virar o jogo, de ser “um preto de sucesso”, a lá Joaquim Barbosa.
No capitulo seguinte disserta sobre o deslumbramento do brasileiro em ralação a comida e a mulher, ao final da página 52 faz uma constatação interessante, em relação á expressão “encher a barriga”, dizendo que “também é um ato destinado a saciedade do corpo, mas é também um modo de se referir a uma ação simbólica. A tudo que foi capaz de satisfazer plenamente uma pessoa...
Enfatizando as ligações de que fazemos das palavras que