Roberto damatta
RESENHA
O que faz o brasil, Brasil?
O livro “ O que faz o brasil, Brasil?” de um dos mais eminentes antropólogos brasileiros, chamado, Roberto Augusto Da Matta, traz o que é mais peculiar no cotidiano brasileiro. Fazendo a distinção entre o Brasil com inicial maiúscula, e o Brasil com inicial minúscula. Segundo o autor o “Brasil” com letra minúscula é um objeto sem vida, um pedaço de madeira que apodrece e morre. Incapaz de se reproduzir como sistema, vive a sombra de um conjunto condensado de raças. E o Brasil com inicial com letra maiúscula, representa a diversidade e complexidade, com fronteiras e territórios reconhecidos internacionalmente, tem memória, simbolismo e significância. O livro por excelência traz átona questionamentos, o que faz deste país Brasil? E o que faz de nós brasileiros? Como um povo se transforma em Brasil? Qual a nossa identidade, particularidades e características ímpares. A construção de uma identidade social, assim como, a construção de uma sociedade, é feita de afirmativas e de negativas diante de certas questões.
O autor traz a luz da reflexão que uma identidade social brasileira se constrói com tudo o que você considera de importante, a família, casamento e sexualidade, religião e moralidade, as leis e obrigações, as artes e prazeres em geral, ou seja, a ideologia de cada um. E não apenas dados precisos de estatísticas demográficas e econômicas, dados relativos ao sistema político e educacional do país. Ou seja, a identidade se constrói duplamente. De um lado ela é moderna e eletrônica e de outro lado é uma chave antiga trabalhada pelos anos.
Logo no segundo capítulo, o autor abre espaço para discutir a casa a rua e o trabalho. No eixo da casa, estão ás relações mais íntimas familiares, tradições e símbolos coletivos, valores e honra e até vergonha que distinguem uma residência, um espaço totalizado numa