Resenha- O morro dos ventos uivantes
Brontë,Emily,1818-1848.O morro dos ventos uivantes tradução de Oscar Mendes. São Paulo (1980):Abril 311p.
Emily Jane Brontë, a quinta dos seis filhos de Patrick Brontë e Maria Branwell, nasceu no ano de 1818 em Thornton Yorkshire(Inglaterra)e morreu aos trinta anos de tuberculose,foi professora durante algum tempo mas desistiu por falta de alunos, seu único romance publicado foi ‘O morro dos ventos uivantes ’ , escrevia também poemas com suas duas irmãs, devido a austeridade do pai usava um pseudônimo masculino Ellis Bell.
A história começa com a chegada de um estranho inquilino da Thrushcross Grange, o Sr. Lockwood, que procura seu ‘proprietário’ Sr.Heathcliff para uma cordial visita, chegando a casa Wuthering Heights (O morro dos ventos uivantes) ele encontra uma moça, um rapaz e Heathcliff, logo de entrada ele tenta entender a ligação entre eles e acaba entendendo de maneira errada,o que leva a uma discussão, voltando para a Thrushcross Grange ele persuade Nelly sua criada a contar-lhe toda a história certa sobre aquelas pessoas.
Ela então, conta tudo com detalhes pois presenciou na primeira fila , enquanto Sr. Lockwood recupera sua saúde pois adoecera quando foi visitar O Morro dos ventos uivantes. Ela retroage ao tempo em Heatchcliff dono das duas casas era apenas uma menino e foi trazido para casa pelo Sr. Earnshaw, que já tinha uma casal de filhos o mais velho Hindley e Catarina a mais nova, todos na fazenda achavam o menino estranho, exceto, Catarina que rapidamente se tornou mais irmã de Heatchcliff do que de Hindley, e claro, o velho Sr. Earnshaw que visilmente favorecia o “cigano” como todos o chamavam, isso deixava Hindley furioso.
Passado um tempo o pai das crianças acabou falecendo , Hindley então pode expressar toda sua raiva sobre Heatchcliff rebaixando ele a um mero capataz e proibindo de se ver com Catarina . No meio da história surge mais uma família ‘Linton’ , família