Análise da obra O Morro dos Ventos Uivantes
Campus Bagé
Curso de LICENCIATURA EM Letras
DISCIPLINA DE ESTUDOS LITERÁRIOS II
PROFª LUCIA MARIA BRITTO CORREA
Emili Leite Peruzzo
Análise da obra O Morro dos Ventos Uivantes
Bagé, 26 de abril de 2013.
Análise da Obra “O Morro dos Ventos Uivantes”.
Este trabalho visa analisar a obra O Morro dos Ventos Uivantes escrito por Emily Brontë, publicada em 1847. Por ser uma obra polêmica, não foi bem recebida pela sociedade inglesa da época. Vários anos após sua publicação a obra acabou por ser aceita, e, após o choque inicial tornou-se cânone da literatura inglesa e mundial.
O presente trabalho analisará a obra em sua estrutura, suas particularidades como obra única, suas características literárias e, também, analisar a seguinte problemática: “Heathcliff é, afinal, herói? Quais as semelhanças e desigualdades observadas entre a obra original, livro escrito por Emily Bronte, e a obra cinematográfica, dirigida por Peter Kosminsky?”.
Enredo:
Capítulos 1 a 3. Exposição: Lockwood aluga uma granja para passar um ano e, ao conhecer o senhorio, Heathcliff e sua família, cria curiosidade para saber o motivo de seus maus modos e trejeitos rudes.
Capítulos 4 a 9.Complicação: Lockwood pede a Ellen (Nelly) que o conte a historia da família. O Sr. Earnshaw traz pra casa um menino de rua a quem dá o nome de Heathcliff. Os filhos de Earnshaw: Hindley e Catherine não gostam da novidade, porém pouco tempo depois Catherine e Heathcliff são inseparáveis. Com a morte de Earnshaw, Hindley toma conta da casa e trata muito mal, tanto Catherine quanto Heathcliff. Em um passeio Catherine se machuca e acaba por conhecer os Linton, passando meses hospedada em sua casa. Já adolescente Catherine resolve se casar com Edgar para poder livrar Heathcliff dos maus tratos do irmão. Heathcliff descobre suas intenções e desaparece. Com o desaparecimento de Heathcliff, Catherine é assolada por uma doença que ataca sua sanidade