Resenha "O menino maluquinho"
O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro conhecido por Ziraldo.Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.O livro tornou ser conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.Neste grande sucesso, conseguimos relembrar á nossa infância de um jeito muito gostoso. Esse menino maluquinho faz lembrar-se de nossas travessuras de criança, das brincadeiras sem muita frescura, apenas com uma bola, ou até sem isso, apenas com nossos amigos.O menino maluquinho dá muito valor á sua família e amigos. O Bocão, Junin, Lúcio, Carol, Julieta e Nina. Foi com eles que o menino maluquinho passou os grandes momentos de sua infância.
Maluquinho era muito querido por sua família. Não havia ninguém que não gostasse do menino: seja pelo jeito dele ou pela alegria que ele transbordava. Até mesmo quando aprontava na escola ou em casa, não havia brigas, mas sim risos.
O livro mostra também os “grandes dramas” da infância.Não tem quem não sinta saudade do seu tempo de criança, quando a única briga era de quem ia contar no pique esconde, ou quem queria ser o principal em todas as brincadeiras.
Ele tinha o olho maior que a barrigafogo no raboe vento nos pésumas pernas enormes(que davam para abraçar o mundo)e macaquinhos no sótão (embora nem soubesse o que significava macaquinhos no sótão).Ele era um menino impossível!E, como toda a genteo menino maluquinho cresceu