Resenha
ZIRALDO. O menino maluquinho. São Paulo Editora Melhoramentos, 2005. O menino maluquinho é um livro infanto juvenil brasileiro de 1980, criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo.
Ziraldo nasceu em Caratinga, Mina Geral, em 1932. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas como jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas, Autor de livros infantis, ilustrados e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles: inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Seu maior sucesso, O menino maluquinho, com mais de 90 edições e 2,5 milhões de exemplares, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.
Retrata a história sobre um menino que era muito maluquinho, uma criança alegre, divertida, cheia de imaginação e aventuras, sempre fazendo travessuras em casa e com os amigos. O menino maluquinho tinha uma imaginação que fluía e contaminava todos ao seu redor. Inteligente e criativo, sempre tirava nota dez na escola, menos em comportamento que a nota era sempre zero por ser um menino agitado, levado, travesso, arteiro, porém com uma alegria que contagia a todos.
Para ele não existia tempo ruim, sempre viajando na sua imaginação, criando sempre novas brincadeiras e traquinagens, se chovesse ele inventava o sol, brincava com suas sombras e quando sentia-se só, ele inventava o abraço, no silêncio ele inventava a conversa, até sua pipa era maluquinha do jeito que havia aprendido com o pai.
Em casa ele sentia-se livre com a liberdade que seus familiares lhe davam, dando asas à imaginação, ele era só alegria, trazendo sempre muita animação e agitação, desfrutando ao máximo sua fase de criança, de uma forma saudável, mas mergulhando nas suas fantasias, é querido pelos amigos, era o sabe tudo, um companheiro pra todas as horas, nunca se esquecendo de fazer traquinagens com seus familiares, lembrando sempre como é bom ter uma criança em casa.
Ele tinha