Resenha o gladiador
(resenha)
O filme conta a historia de Maximus, um general romano que ao vencer uma batalha é chamado pelo imperador Marcus Aurelio para receber a honraria de ser nomeado Governador de Roma após a sua morte, quebrando a tradição da descendência imperial.
Maximus governaria Roma ate que um senado fosse estabelecido, que seria quando Maximus entregaria o poder tornando Roma uma Republica.
Commodus, filho do imperador, que esperava ser nomeado o próximo imperado, ficou tomado pelo ciúme, mata o próprio pai antes da nomeação de Maximus, se tornando o imperador.
Em sua primeira ordem como imperador, ordena a morte de Maximus e sua família.
Maximus escapa da sua execução, mas não consegue chegar a tempo de salvar sua família, quando ferido é capturado e se torna escravo.
Curtos, ao retornar para Roma como imperador havia restituído os jogos no Coliseu para ganhar confiança popular e retirar a atenção do senado.
Maximus é comprado por um mercador, e se torna Gladiador. Em pouco tempo como gladiador, devido a sua competência marcial, se torna famoso e vai competir nos jogos no coliseu de Roma.
Ao participar dos jogos no coliseu, Maximus se torna muito popoular rapidamente, despertando novamente o ciúmes do imperador.
A irmã do imperador que e a favor da republica, descide aproveitar a popularidade de M. para ajudar o senado a tomar o poder.
Nesse meio tempo m. planeja uma fuga de roma para encontrar seu exercito que se encontra em uma cidade próxima.
c. ameaça seu sobrinho para chantagear sua irmã a contar os planos de m. tendo seus planos frustrados pelo imperador, m. é preso e forçado a lutar no coliseu com o próprio. Uma luta injusta pois m. é ferido mortalmente antes do combate.
Mesmo ferido, m. vence o imperado diante da presença de toda a roma e no coliseu.
Com a morte do imperador, o senado assume o controle e roma se torna uma republica.
Resenha: o filme mostra muito como era a politica na roma daquela época, com muitos assassinatos, traições e a