Resenha do filme Gladiador
O filme gladiador tratou de um contexto em que o império romano era ainda era vasto e forte, o filme exalta de maneira brilhante as lutas tão recorrentes e importantes na Roma Antiga. “Gladiador” se inicia com uma luta entre o exercito do general Maximus e os povos bárbaros , e durante esse combate Maximus recebe a noticia de que Marcus Aurélio, o imperador de Roma, irá nomeá-lo como novo imperador.
O seu filho Comodus as saber da novidade mata seu pai, e se nomeia o novo imperador de Roma, comodus avisa a Maximus que o seu pai morreuenquanto estava dormindo, e pede para que ele lhe jure lealdade, mas o general não acredita e não aceita nada aquilo que estava acontecendo e por isso passa a ser perseguido.
Posteriormente Maximus que se encontra desmaiado, depois de lutar e ver sua família assassinada é resgatado e passa a ser um gladiador, e passou a ganhar muito destaque devido as suas habilidades, demostrando o seu poder de liderança. É importante lembrar que os gladiadores no contexto da Roma antiga eram escravos treinados para lutar. Nas arenas os gladiadores lutavam entre si.
Comodus, ao ver o destaque de Maximus nas arenas, resolveu conhecê-lo, e se espantou ao ver que ele não estava morto. Os dois se enfrentam e Maximus que ganha a luta, no entando morre no final do filme.
No filme podemos perceber duas coisas importantíssimas no contexto da Roma antiga que são a honra e a força, coisas que sobravam no ex general Maximus.