resenha do filme o gladiador
O filme o gladiador relata a persistente história de luta de um homem que nunca abandonou a verdade e a justiça, mesmo nunca precisando passar por cima de ninguém.
Maximus, um general era uma pessoa simples e tinha um espírito heroico mental e fisicamente. Esse dom foi reparado pelo imperador que, tendo a intenção de passar o seu posto no trono já sabia que Maximus era o homem ideal para o cargo. O imperador estava cansado e já não estava dando conta dos problemas e conflitos de Roma. Então, o convite foi feito à Maximus, mas ele não aceitou, disse que precisava pensar, pois essa era uma decisão muito importante a ser tomada. Quem não gostou nenhum pouco da atitude do imperador foi seu filho. Revoltado e com muita fúria Commudus tramou a morte do seu próprio pai e tudo com pressa pois tinha que ser antes da resposta de Maximus. Commudus, então, enforcou o imperador.
Depois que o imperador morreu quem assumiu o lugar foi seu filho, o mesmo que o matou.
Sabendo da força e capacidade de Maximus, Commudus o abriga a fazer coisas que não condiziam com a sua conduta como corrupções e crimes. Maximus se recusou enfrentando o imperador que não gostou e muito menos tolerou tal situação. Commudus decidiu então puni-lo matando sua esposa e seu filho. Ele virou escravo e começou a lutar na arena de Roma se tornando um gladiador.
Maximus depois de quase morrer devido às maldades do imperador ainda é desafiado a lutar na arena com ele. Surpreendentemente ele ganha a luta, pois presa conceitos de um líder e mesmo sem capacidade busca forças para se recuperar. Pede que os prisioneiros sejam libertados e é atendido. Luta com um capacete e depois da vitória se apresenta aumentando a fúria do rei. Maximus morre como um legítimo herói. O poder e a liderança não representam a mesma coisa. Maximus tinha a liderança. Independente do que fazia ele sabia liderar com eficácia, tinha autonomia. Já o filho do imperador não