Resenha O Alienista
Por:
Sindomar Ferreira de Melo A obra O alienista de Machado de Assis mostra a realidade social de uma pequena cidade do Rio de Janeiro, a cidade de Itaguaí. Simão Bacamarte, cientista graduado pela Europa que decide estudar as faculdades da mente humana no interior carioca. A obra é dividido em vários capítulos que possui um narrador fazendo comentários sobre o comportamento comum entre os personagens voltando ao passado no decorrer do livro. O livro foi dividido em três partes principais: a primeira parte fala sobre a introdução da vida de Bacamarte, sobre os seus estudos e os abusos cometidos na hora das apreensões dos dementes de Itaguaí; a segunda parte explica toda a revolta do povo contra o excesso do poder do alienista e a revoltas dos canjicas, mostrando as suas conseqüências na mudança do poder na cidade; e a terceira, mostra um desfecho intrigante de todos as ações de Bacamarte e um final na qual não esperava.
A obra inicia-se quando Bacamarte vai residir na pequena cidade de Itaguaí logo após sua formação em médico em Portugal, pois era considerado um cientista renomado. Quando terminou os seus estudos resolveu voltar para o Brasil para dedicar os seus estudos de patologia cerebral. Na pequena cidade de Itaguaí, casou com Dona Evarista, uma linda mulher e cheia de simpatia, com uma ótima saúde, e assim teria a capacidade de dar-lhe filhos saudáveis. Bacamarte começa a olhar e analisar as atitudes das pessoas para poder fazer suas pesquisas logo apos ele cria a Casa Verde, um local onde estuda profundamente as loucuras das pessoas, crendo ele que através dos estudos faria um bom serviço para a humanidade.
Com alguns tempos as suas atitudes passaram a ser questionadas, porque pessoas consideradas sadia seriam levadas para Casa Verde, com isso proporcionou uma grande revolta à população. Em decorrência disso, foi organizado um grupo de pessoas em torno de um líder, o barbeiro Porfírio para derrubar a Casa Verde e matar