O Alienista - Resenha
Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839.
Perdeu a mãe aos 10 anos e aos 15 seu pai casa-se novamente. A madastra era doceira e ensinou a ele as primeiras letras.
Apesar de mulato, de origem pobre, tímido e de saúde frágil, enfrentou o preconceito, cresceu intelectualmente e prosperou.
Ocupou, desde a juventude até a maturidade, diversos cargos no funcionalismo público.
Escreveu 10 romances, mais de 200 contos, muitas poesias, crônicas, peças de teatro e críticas.
Faleceu em
A obra O Alienista foi publicada em 1882 e é um conto da fase do Realismo da literatura brasileira. Nele o autor passeia pela Vila de Itaguaí do século XIX, hoje cidade fluminense, e discorre sobre o Dr. Simão Bacamarte, médico de fama em Portugal, que decide retornar e residir no Brasil. Aqui, fixa residência em Itaguaí e decide casar-se, mas longe de considerar amor ou paixão, escolhe sua esposa, segundo descrito nas primeiras frases do livro, porque “reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes.”, o que não acontece, para infelicidade do Dr. Bacamarte. Ele então passa a se dedicar inteiramente à medicina, em especial à psiquiatria. Constrói uma casa - denominada de Casa Verde, pela inusitada cor usada na pintura de suas janelas - para servir de abrigo aos que necessitassem de tratamento. Cobra bem dos que podem pagar e acerta com a Câmara um meio de ser remunerado quando do tratamento daqueles impossibilitados de custear suas despesas, e inicia seus trabalhos.
Principia por internar os que têm, claramente, problemas mentais, mas em pouco tempo começa a internar pessoas que aparentemente não têm tais problemas. Bastava que o Dr. Simão Bacamarte descobrisse num indivíduo alguma mania um pouco mais exacerbada, e o recolhia à Casa Verde com a alegação de insanidade. A situação chegou num