Resenha H Stern
Curso de Pós Graduação/MBA
Estudo de Caso
Estudo de Caso apresentado à disciplina
Gerenciamento do relacionamento com o cliente, do curso de MBA do Centro
Universitário UNA, ministrado pela professora:
Renata Livramento.
Vanessa Betônico de Oliveira
Belo Horizonte
2013
Vanessa Betônico de Oliveira
RA: 313127018
SHOPPING EXPERIENCE NO MERCADO DE LUXO: O CASO H. STERN
Belo Horizonte
2013
2
O Estudo de caso em questão tem por objetivo aprofundar conceitos sobre uma nova abordagem de mercado, que merecem atenção por se tratarem de conceitos inovadores, paradigmáticos e por estarem ainda em desenvolvimento.
Hirshman(1982), Pine II, Gilmore(1998) e Schmitt (2001), deixam como principal legado a idéia de que, a chave para se diferenciar no mercado está vinculado a vantagem competitiva, ou seja, contrapor a simples oferta de produtos e serviços à promoção de experiências de consumo. Levando em conta o amadurecimento dos consumidores devido à velocidade da tecnologia e fácil acesso às informações.
Nesse contexto, são apresentadas estratégias de marketing experimental, assim como a análise dos conceitos de brand experience e shopping experience.
Marketing Experimental:
Voltado para as experiências proporcionadas ao consumidor, o marketing experimental se difere do marketing tradicional que é focado nas características e benefícios dos produtos, pois propõe mudanças na abordagem tradicional de marketing e isso faz com que a marca passe a ser o centro das atenções e fator de diferenciação de produtos.
Segundo Schmitt (2001), existem cinco módulos conceituais para a implementação de uma estratégia bem sucedida de marketing experimental, são eles:
-Sentido: criando expectativas sensoriais;
-Sentimento: criando experiências afetivas;
- Pensamento: através do intelecto;
-Ação: estimulando as mudanças de comportamento através da motivação;
-Identificação: através dos sentimentos individuas e experiências pessoais.