Resenha A relevancia social da linguistica
O livro “A relevância social da linguística: linguagem, teoria e ensino” é uma junção de vários textos de autores diferentes apresentados e discutidos no evento “Ciclo de Eventos de Extensão em Linguística (CIEL)”, realizado em Ponta Grossa-PR, em 2004. Organizado por Djane Correa, ele reúne diferentes enfoques, abordando diversas contribuições da teoria linguística para o âmbito social, tendo como objetivo apresentar discussões que contribuam para uma reflexão sobre os estudos de linguagem.
A organizadora dá inicio a obra com o tema: “A língua como instrumento de relevância social e a integração do conhecimento”, apresentando de forma sucinta os capítulos que serão apresentados, fazendo assim com que o leitor tenha uma prévia do que irá encontrar ao decorrer da obra.
“Por uma pedagogia da variação linguística” é o título do segundo capítulo escrito por Carlos Alberto Faraco que considera que há equívocos ao se tratar da variação linguística e que eles precisam ser esclarecidos, ele expõe tais equívocos e busca dar explicações a eles. Ao decorrer do capítulo, o autor identifica as boas influências que os linguistas trazem para o ensino de língua, porém, somente no que diz respeito à leitura e produção textual, a escola, os livros didáticos e os exames nacionais ainda estão atrasados quando se fala em variação linguística.
O terceiro capítulo é de autoria da professora Maria do Rosário Gregolin, tendo como título “O que quer, o que pode essa língua? Teorias linguísticas, ensino de língua, e relevância social”. A autora fala sobre as transformações no conceito da língua, provocadas pelas ideias da teoria linguística e das mudanças no ensino de língua portuguesa determinadas pelos avanços da linguística. Ela inicia o capítulo explorando as concepções teórico-metodológicas que conduziam o ensino de língua portuguesa a partir