TIC
O desenvolvimento das TIC’s gerou um grande impacto na sociedade, provocando uma nova forma de organização social, econômica, política e cultural, com isso, criou-se uma nova forma de organização da sociedade, a chamada “sociedade da informação”, onde toda informação, ou quase toda, é transmitida em tempo real.
Com o desenvolvimento das Tic’s, novas ferramentas começaram a ser utilizadas no contexto educacional, no processo de ensino/aprendizagem. Essas ferramentas são usadas de forma, como por exemplo, a trazer o mundo para a sala de aula, pesquisar informações mais rapidamente, possibilitar uma melhor compreensão e assimilação dos temas propostos em aula, fazer atividades que ultrapassam as paredes das escolas, estimular um ensino/aprendizagem mais colaborativo, entre outras coisas.
Com esse novo cenário educacional, a aprendizagem se dá para além das escolas, tanto na formal, quanto na informal, aumentando a autonomia e a cooperação, necessitando também de uma “alfabetização digital”, tanto para alunos quanto para professores.
Neste novo cenário a escola supera o modelo tradicional, onde o professor deixa de ser somente um transmissor de conhecimento e passa a ser também um mediador entre o conhecimento, as tecnologias e seus alunos. Do mesmo jeito, os alunos deixam de ser somente um receptor de informações e passam a ser produtores de conhecimento, auxiliando muito na aprendizagem colaborativa.
Com as Tic’s temos uma nova maneira de interagir com o mundo, com as informações e com as pessoas, nos trazendo um sentido de cooperação, mobilidade e adaptabilidade, que até então não eram possíveis.
São importantes como um recurso para a aprendizagem colaborativa como papel de suporte, pois enfatiza as possibilidades de usá-las, não somente como uma ferramenta individual, mas através dos quais os alunos e os grupos podem colaborar uns com os outros.