Idade media
Economia Medieval
Um dos principais acontecimentos na Idade Média foi a implementação do Feudalismo como modelo econômico. Essa estrutura baseava-se principalmente na agricultura, realizada nas grandes propriedades rurais.
Na idade média a sociedade
O Clero: tinha a função de rezar, era um grupo privilegiado pois não pagava impostos e tinha grande poder político. A Nobreza: tinha a função de proteger o povo em caso de ataques, era um grupo privilegiado porque não pagavam impostos tinham poder politico e possuíam grandes propriedades. O Povo: tinha a função de alimentar, vestir, calçar etc. os outros grupos sociais e a eles próprios. Era o único grupo não privilegiado, pagavam impostos, alimentavam os outros e não tinham poder político.
Politica
A História Política é um campo de estudo que exerce enorme prestígio, colocando em plano bem inferior os outros tipos de produção historiográfica.Entretanto, conforme a realidade política muda, questionamentos começam a brotar sobre o valor dos estudos de política voltados apenas para a camada dirigente: levar em conta simbolismos, ritos e a realidadesocial e econômica da sociedade em geral tornou-se importante ao desenvolver esses estudos.
Durante a Idade Média, a política era grandemente influenciada pela questão espiritual. Para a sociedade medieval, o rei não era, simplesmente, uma instituição política, mas sim uma manifestação divina, tendo o papel integrar o homem no cosmos. É passível de citação, sobre esse assunto, a unção régia, cerimônia calcada no Velho Testamento, de Pepino, o Breve para legitimar seu poder, como também a crença de que o toque de um rei poderia curar.
Religião
Por séculos, a Igreja deteve todo o conhecimento em suas mãos; as pessoas comuns não tinham acesso aos registros históricos, livros, escritos, e tão pouco tinham ferramentas para interpretá-los, mesmo se tivessem acesso, já que não sabiam ler ou escrever. Por tanto, eram manipulados pela Igreja, que os fazia