Resenha a onda
Departamento de Educação Campus XIII
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Período II
Disciplina:Pesquisa e Prática Pedagógica II
Maria José Gomes da Silva
A ONDA
O filme conta a história do professor Rainer ,responsável pelas matérias de educação física e ciências sociais,que durante uma aula sobre o nazismo, tem o questionamento de uma aluna sobre como os alemães puderam ficar de “olhos fechados” para o que Hitler fazia com os judeus e dizerem que não sabiam dos campos de concentração que matavam sem nenhum pudor judeu, negro ou homossexual.
A não saber como responder à aluna o professor decide aplicar aos alunos uma espécie de experiência pedagógica, na qual seriam reproduzidas na sala várias estratégias de liderança nazistas. Os alunos representariam o povo, enquanto o professor, o ditador .
O movimento chamado “A Onda”, com algumas regras o movimento começa a se mostrar para os alunos como algo bom.Quando os alunos começam a ver que esse movimento os une em prol de algo passam a estimular mais ainda outros alunos a participarem do movimento.A vivência dura pouco tempo,e começa com aplicações simples de disciplina, os alunos devem chamar o professor de senhor, devem se levantar para falar e sempre pedir permissão para se colocar. Com o passar dos dias, o grupo começa a se vestir da mesma maneira e a menosprezar os não-membros da organização. Não demoram a aparecer atitudes violentas,típicas de uma ditadura.
O movimento começa a ser levado a sério por um grande número de alunos da sala,os mesmos começam a desenvolver manifestações de vandalismo na cidade, agressões e opressão àqueles que não são do grupo. Forma-se, então, uma verdadeira autocracia dentro do colégio, excluindo os que não eram pertencentes à raça escolhida, e a coisa começa a sair de controle.Isso acaba tomando proporções maiores que a esperada pelo professor o que faz com que ele tome uma atitude e mostre um vídeo de Hitler e o que o