Uca um computador por aluno
Governo e o Plano que não deu certo
Um computador por aluno (UCA)
Entre 2008 e 2011, o MEC criou o projeto piloto Um Computador(UCA) com a aquisição de computadores portáteis para estudantes da rede pública
Esse projeto tem por objetivo utilizar na educação: tecnologia, inclusão digital.
.Foi apresentado ao nosso governo na Suíça no fórum Econômico Mundial em Davos.
Houve reuniões e debates com especialistas sobre a utilização pedagógica e intensa das TIC, nas escolas e formação de parcerias. Em2007 foram selecionadas 5 escolas uma em cada Estado em caráter experimental.
Em janeiro de 2010 foram fornecidos 150.000 laptops educacionais a 300escolas publicas já selecionada nos Estados e municípios. Alunos e professores recebem os laptops, com infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia./
Após R$ 80 milhões de investimentos, ainda é possível encontrar professores que não foram treinados e, portanto, não fazem o uso correto das máquinas, escolas sem tomadas suficientes ou armários para guardar os laptops.
O projeto é bom. Permitem inovar a escola tradicional. Como permitiram o uso dos laptops fora da escola a aprendizagem se estende em outros momentos do dia a dia.
Também empresas começaram investir na produção de computadores mais baratos e ele ficou ate mais acessível para outros estudantes que não estão no UCA.
Infelizmente o projeto não andou como o esperado. Na iniciativa pela união comprou 122.650 laptops. Depois a demanda quase parou por falta de recursos nas parcerias do projeto , os municípios passaram ter que desembolsar recursos próprios, ao utilizar a linha de financiamento de R$ 660(BNDE) para adquirir os laptops. Mais problemas as baterias dos laptops duram apenas uma hora e aula são 5 horas. Ao levar para casa nem todos os alunos o trouxeram no dia seguinte.
Depois de capacitados 80%tinha dificuldades com a