Uca - um computador por aluno
ALCIR CLEDSON DE SANTANA GOIS
NATANAEL MACEDO DA SILVA JUNIOR
RESUMO
Programa UCA é a denominação do programa educacional, de iniciativa do Governo Federal do Brasil, que institui a implantação da modalidade um computador por aluno. Os estados, municípios e o Distrito Federal passaram a adquirir computadores portáteis novos, para serem usados por alunos e professores nas suas redes públicas de educação básica. Este projeto tem como objetivo utiliza a tecnologia para propiciar inclusão digital e crescimento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Tem como base o uso do computador junto ao processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, o uso desses computadores vai longe do conceito de apenas "máquina de ensinar", o programa UCA conta com a abordagem do computador como uma nova mídia educacional, o tornando uma “ferramenta educacional”, de complementação, de aperfeiçoamento visando mudança na qualidade do ensino.
Palavras-chaves: governo, educação, inclusão digital, computador.
1. Introdução
Não é mais novidade o quanto a tecnologia está atuante em nossa sociedade atual. Constantemente presente a nossa volta, a algum tempo ela também vem se dirigindo a ajudar a educação. Como a tecnologia e a informação estão sempre, de certa forma, ligadas isso era inevitável chegar ao ponto de o uso de uma máquina modificar, ou pelo menos ampliar, o sistema de ensino clássico. O ensino pelo computador mostrou que o aluno, através da máquina, pode adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio, quando bem estruturado. Isso traduz a crescente motivação para com projetos que unem tecnologia e educação por parte dos órgãos que visam a melhoria do ensino. Isso não é diferente no Brasil.
Em janeiro de 2005 foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, o projeto OLPC (One Laptop Per Child). No mesmo ano, os pesquisadores norte-americanos Nicholas Negroponte, juntamente com outros pesquisadores