Resenha A necessaria redefinição da docencia como profissão
FRANCISCO IMBERNÓN
CAPÍTULO 1
A Necessidade redefinição da docência como profissão
Aborda a necessidade de dar uma redefinição naprofissão docente e, que este assuma novas competências profissionais no âmbito do conhecimento pedagógico, cientifico e cultural, pois o momento exige um profissional com uma educação diferente. Oprofessor precisa ampliar seus conhecimentos, no planejamento, na pesquisa, na resolução de problemas. Propõem-se mudanças reflexivas e com compartilhamento de conhecimento dentro do contexto com ou emgrupo.
CAPÍTULO 2
Inovação educativa e profissão docente
Mostra que para um maior contentamento e revitalização profissional é o aprimoramento profissional coletivo, adotando as inovações edinamismos nas instituições educativas; isso ocorrer quando há mudanças nas estruturas profissionais e sociais. Assim se cria uma nova concepção da instituição e da formação partindo para a autonomiacompartilhada por todos que participam da educação.
CAPÍTULO 3
O debate sobre a profissionalização docente
Debate sobre a profissionalização docente que envolve uma organização dotrabalho no sistema da educação e a atividade externa do mercado de trabalho. Profissionalizar é ter capacidades e habilidades específicas, que nos torna competentes num determinado campo. Pode-se ir maisalém, quando se contribui para tornar outros livres, menos dependente economicamente, politicamente e socialmente.
CAPÍTULO 4
O conhecimento profissional do docente
Dissertam sobre oconhecimento do docente, principalmente o sociocultural e sociocientífico, que é de importância vital para o profissional que exerce a docência. Esse conhecimento vai gradativamente crescendo, partindodo conhecimento comum até chegar ao especifico e/ou especializado. Nota-se que o docente não tem uma função explícita, pois assume responsabilidades educativas que deveriam ser exercidas por