resenha a interdisciplinaridade entre design gráfico e comunicação
O texto de SAGIN, Lis Antunes; Faculdade Pitágoras; e-mail:lissagin@gmail.com e GOMES, Rogério Zanetti; Mestre; Faculdade Pitágoras; e-mail: rogerioghomes@gmail.com, explora a interdisciplinaridade que serve de instrumento de união entre design gráfico e comunicação.
A interdisciplinaridade surgiu com o objetivo de solucionar questões sociais emergentes. No Brasil ainda era um campo sem muita clareza, foi discutida como um modismo e acabou sendo utilizada. Em 1970, surgiu a primeira produção significativa sobre o tema, iniciou um verdadeiro avanço nos estudos nesta área.
O desenvolvimento da comunicação social houve por que as pessoas mudaram a forma de se relacionarem, por causa do processo de industrialização. A busca por lazer nos momentos de folga acabou gerando a necessidade de uma sinalização melhor. Com isso gerou um desenvolvimento maior, investimentos em maquinas para produzirem novos materiais impressos, ajudando na popularização de outros meios de comunicação ja conhecidos, como jornais, livros, revistas ilustradas, embalagens e catálogo. Assim a capacidade de divulgação eram abundantes, o que favoreceu a fabricação desses materiais. Desta forma passou-se a exigir dos profissionais que deveriam criar uma linguagem visual simples e de facil entendimento.
Se tornou necessária a formação de um profissional focado no novo estilo de vida da classe média, que definiu novas opiniões de consumo, como as vestimentas, os objetos de decoração e outros. Os designers começaram a se unir, eles faziam parte da mesma classe social de seus consumidores, o que gerou projetos bem focados e completos.
Nossa comunicação é constituida por símbolos e pode ser analizada de forma semântica ou sintatica. Esta comunicação é influenciada pela cultura. Buscamos na comunicação uma forma de não vivermos solitários. A comunicação humana tem como propósito armazenar informações, por meio de códigos e símbolos criados pelo