Design e Publicidade
DESIGN E PUBLICIDADE Integração do design e publicidade na era do consumidor
Nome: Isadora Blank
Disciplina: Teoria e História do Design II
Professor: Mário Fontanive
2013/1
A INTEGRAÇÃO ENTRE DESIGN E PUBLICIDADE
Analisando a evolução histórica da publicidade, percebemos que a relação com o design, começou no final da Antiguidade Clássica. Nessa época, a publicidade estava relacionada com o comércio, e ocorria através do próprio vendedor, que chamava a atenção para o seu produto através da fala e gestos.
A utilização de símbolos, hoje em dia tão comuns, inicia-se neste período. Naquela época as casas não possuíam número e as ruas não eram identificadas. O comerciante se obrigava, então, a identificar o seu estabelecimento com um símbolo; ou seja, uma cabra simbolizava uma leiteria e um escudo de armas significava a existência de uma pousada. Estes símbolos tornaram-se mais tarde em emblemas de marca e logotipos.
(MUNIZ, 2004) Ou seja, a publicidade da época, além do próprio comerciante que fazia o papel de ''anúncio'', havia também o uso de símbolos como identificação e propaganda do local. O uso desses símbolos, ainda que não fossem elaborados, remete aos logotipos e identidades visuais, que são parte do Design. Assim, percebe-se a necessidade de aplicar elementos do design para facilitar a propaganda de um produto ou estabelecimento. A partir de 1914 surgiram as primeiras agências de publicidade e propaganda no Brasil. Com o desenvolvimento industrial do país, foram introduzidas empresas americanas, que traziam um novo estilo de publicidade, mais avançada e que se preocupava principalmente com a estética dos trabalhos. Para isso, foi preciso criar dentro das agências profissionalizações, como ilustrador, fotógrafos, áreas de criação e áreas gráficas. Com essas especializações, viu-se a necessidade de utilizar o design para o desenvolvimento dos