Design: força motora da publicidade?
Tema: Design: força motora da publicidade?
Com o objetivo de relacionar o design e a publicidade, ao esclarecer como essas duas áreas interagem e se desenvolvem no mundo, este relatório apresenta conceitos e argumentos a fim de mostrar como ambas se movem.
O Design concretiza a identidade da marca/tangibiliza o conceito da empresa fazendo com que se concretize na mente do público. A Publicidade seduz e induz o indivíduo a tomar uma ação de decisão entre produtos e serviços. A intenção é atingir o publico com eficiência e cumprir com o objetivo pretendido.
No projeto de design está implícito o planejamento e o conhecimento de determinada organização a ponto de poder dar a ela uma assinatura e uma roupa que lhe sirva por alguns anos. O design impacta diretamente no público interno de um determinado cliente, pois altera o seu cartão de visita, seu papel timbrado, sua fachada, a programação visual de seus veículos e, não raro, o próprio uniforme que vestem diariamente. Todos se sentem parte (e realmente o são) da identidade da empresa, portanto todos querem participar das suas mudanças. Na publicidade, as ações impactam o grande público, mas não raro, tem baixa influência no dia-a-dia do público interno de uma organização.
É verdade que publicidade e design visam potencializar as vendas, seja através de uma melhor percepção da sua imagem institucional, seja através da divulgação dos benefícios de determinado produto ou serviço. É verdade também que, nesta tarefa, a publicidade, por ter impacto imediato, pode conseguir melhores resultados no curto prazo. O design, por sua vez, atua no longo e médio prazo, otimizando a percepção de sua imagem e facilitando a assimilação das suas mensagens. Como diria Alexandre Wollner, "o trabalho dos publicitários tem alto impacto e vida curta, enquanto o do designer tem baixo impacto e vida longa".
Design, publicidade, qualidade, recursos humanos, e tantas outras áreas, influem diretamente na construção da imagem