Resenha " a globalização do vista do lado de cá "
O filme aborda o tema da globalização sob uma perspectiva da periferia, de cidades, países, continentes, tendo como base uma entrevista feita em janeiro de 2001 com o geógrafo Milton Santos, um dos principais expoentes do pensamento brasileiro do século XX.
Imagens nacionais e internacionais apresentam este mundo de hoje em que a antiga batalha entre capitalistas e comunistas foi trocada pelo conflito entre ricos e pobres, entre grandes empresas e ¾ da população mundial. Diversos momentos da história recente ilustram esse novo conflito: a nova divisão internacional do trabalho, com a exploração de mão-de-obra barata por empresas milionárias; os muros que separam os países pobres dos ricos; a privatização de setores estratégicos, como a água, em diversos países.
Milton Santos explica que a informação é o coração da globalização. São através dos sistemas de comunicação que as grandes empresas estabelecem atualmente os seus domínios. Mas é também através da comunicação que pode se dar a mudança rumo a um futuro mais humano. As novas tecnologias de informática-eletrônica, apropriadas, cada vez mais, por pequenos grupos, podem trazer à luz fatos antes conhecidos, e até mesmo desconhecidos pela maior parte das pessoas, sob um novo olhar, um novo ponto de vista.
Dessa forma o filme é também uma homenagem aos cineastas que filmam seus bairros, suas histórias de vida e as lutas dos mais pobres por dignidade.
Imagens de arquivo, entrevistas, filmagens atuais, computação gráfica, narrações contextualizastes e uma bela trilha sonora completa esse filme. Esse “Encontro com Milton Santos” é um chamado para que saibamos filtrar as informações que nos chegam e comecemos a interpretar o mundo com nossos próprios olhos (ver créditos com lista de entrevistados e imagens utilizadas).
DEPOIMENTOS SOBRE O FILME
“Silvio: Que belo filme você fez. Mais uma vez, você retrata uma época, retratando uma personalidade – e, no caso, que personalidade! Parabéns. Um