Logística
O transporte aéreo é realizado através de aeronaves e pode ser dividido em voos Internacional e nacional.
O modal aéreo é para mercadorias com alto valor agregado e com urgência. Segundo Jose Barat (2007, p.70), “o modal aéreo é o mais adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega”.
As vantagens que ele possui em relação aos outros modais é que ele é o mais rápido e mais seguro. Não precisa de embalagem mais reforçada com isso o custo fica mais em conta. As desvantagens é que tem menor capacidade de cargas e o frete é elevado em relação aos outros. Também necessita de outro modal pra deslocar a carga do aeroporto e para o destino final é o modal mais utilizado é o rodoviário. Ele trabalha somente de terminal para terminal. A capacidade é limitada de cargas.
O frete é calculado de acordo o peso ou o volume da mercadoria e foi estabelecido pelo o IATA (International Air Transport Association - Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Existem grandes oportunidades nesse modal ele se adapta melhor com o multimodal. Tem grande investimento em tecnologia do sistema.
Quando o fator climático está ruim existe uma grande ameaça no modal.
Essa modalidade de transporte é o mais essencial para a logística por causa dos embarques Just in time, contribuindo assim para produtos manufaturados de alto valor agregado.
A Infraero (Empresa Brasileira de infraestrutura aeroportuária), que é a empresa que administra os aeroportos e é responsável por mais de 95% do tráfego. Dos 20 principais aeroportos nacionais, 13 apresentam gargalos nos terminais, com redução de nível de serviço, pista e pátio com limitações.
Esperam que nos próximos 10 anos a infraestrutura aeroportuário cresça com a demanda em 5%
Em 2014 e 2016 o Brasil sediará dois eventos internacionais a Copa do mundo e as Olimpíadas com isso vai ter grande pressão a em cima da infraestrutura. Os principais desafios na infraestrutura